Porque dia 1 abril ficou conhecido como o dia da mentira ou dia dos tolos?

Entenda a origem da lenda e porque essa data ganhou o simbolismo da mentira




Segundo o wiki existem muitas explicações para o 1 de abril ser associado ao dia da mentira. Também é conhecido como dia dos tolos ou das petas. O importante é que o folclore sempre prevalece.

Segundo uma das lendas a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI o ano novo era, pasmem, comemorado dia 25 de março. Por que? Porque se tratava do início da primavera. Como as festas duravam uma semana, finalizavam exatamente dia 1 abril.

EM 1564 o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo passaria a ser dia 1 de janeiro. Como sofreu muita resistência, gozadores passaram a fazer chacota da data e comemorar no fim das festas, ou seja 1 de abril. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

É como brincamos no Brasil que o ano só começa depois do carnaval!?! Essa também poderia ser considerada uma plaisanteries!




Em outras línguas?

April Fools’ Day

pesce d’aprile e poisson d’avril

día dos enganos.

O importante é que nesta data, todos comemorem felizes e sem mentiras que possam prejudicar o próximo, mas uma mentirinha pequena, PODE!

Matérias Relacionadas

Noticias curiosas, mistérios, fotos curiosas, videos engraçados is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache