Anorexia: Jovem que chegou a pesar 30 kg faz campanha contra anorexia em rede social: ‘Doença cruel’

Alerta para os jovens e pais: Essa doença afeta 4 a cada 100 pessoas e 90% são mulheres até 25 anos. É uma doença de origem psicológica e deve ser tratada o quanto antes, pois em condições extremas leva a óbito.




Uma jovem britânica que teve anorexia, chegou a pesar cerca de 30 quilos e quase morreu, está usando sua experiência para fazer uma campanha contra a doença em uma rede social. Hannah Koestler, de 22 anos, tem usado um perfil no Instagram para divulgar fotografias de quando enfrentou o transtorno alimentar e precisou ser internada. Ela quer que o choque causado pelas imagens sirvam de alerta sobre os riscos do excesso de magreza. As informações são do jornal “The Sun”.

Russa Leiloa Virgindade por R$550mil. Brasileira já o fez por R$550mil

“Eu sei que as imagens são fortes, mas elas não minha jornada e não devo esconder a verdade. A anorexia é uma doença cruel, que acaba com o corpo e a mente. Eu espero que as minhas fotos impeçam as pessoas de desenvolver transtornos alimentares e inspirem quem os enfrenta a procurar ajuda”, diz Hannah, que precisou usar sondas para se alimentar e tubos de respiração para não morresse vítima da doença.

Hannah lembra que ficou tão magra que só podia vestir roupas de criança e que, em um determinado momento de sua vida, só comia três biscoitos integrais por dia. A jovem chegou a ter falência de órgão e queda de cabelo por causa do transtorno alimentar. Por isso, precisou de intensa ajuda médica.

Veja a reportagem feita pela TV Bandeirantes em “A Liga” explicando um pouco mais sobre a Anorexia Nervosa!

“Ver essas fotos antigas sempre me lembra do que aconteceu comigo, mas estou feliz agora e as pessoas precisam saber disso”, diz. “Eu tinha uma alimentação normal, mas fui ficando cada vez mais seletiva”, lembra ela de quando começou a parar de comer gradativamente.

A doença foi diagnosticada em novembro de 2011. Seus pais se desesperaram e tentaram ajudá-la, mas sem muito sucesso. No ano seguinte, ele foi internada. Apenas em 2013, ele superou a doença e passou a se alimentar normalmente.

Hannha, que agora é universitária, tem usado seu perfil no Instagram, onde tem mais de 120 mil seguidores, para aconselhar outros jovens que possuem transtornos alimentares. E fica feliz em ajudá-los.

“Eu recebo mensagens todos os dias de pessoas me agradecendo por ajudá-las a vencer a anorexia”, comemora.

anorexia-4




 

Quais os principais sinais da doença?

Os sintomas da doença estão relacionados à busca incessante pelo baixo peso e à desnutrição causada por esta busca.

Pré-Infarto: Seu corpo avisa. Ouça! Saiba mais se você é vítima de um pré-infarto e cuide-se!

As manifestações da Anorexia nem sempre são fáceis de serem detectadas. Muitas pessoas afetadas pelo problema conseguem passar muitos meses – ou até mesmo anos – sem que ninguém perceba o que está acontecendo. Por isso é importante reconhecer os principais sinais associados à doença e ter a capacidade de identificar pessoas suspeitas ou em risco de desenvolver o problema.

Os principais sinais de Anorexia Nervosa incluem:

  • Aparência excessivamente magra, algumas vezes esquelética
  • Anemia
  • Cansaço fácil
  • Vertigens
  • Unhas opacas
  • Cabelos fracos, finos, quebradiços
  • Falta de menstruação
  • Constipação intestinal
  • Ressecamento da pele
  • Baixa tolerância ao frio
  • Batimentos cardíacos fora do ritmo
  • Pressão arterial muito baixa
  • Desidratação
  • Osteoporose

Cientista afirma ter encontrado o Alcool que não dá ressaca nem lesiona o fígado! Entenda!

Algumas alterações emocionais e do comportamento que também costumam estar relacionadas à Anorexia Nervosa:

  • A pessoa se recusa a comer, nega que está com fome;
  • Passa a usar roupas folgadas (para disfarçar a própria magreza);
  • Se examina no espelho e se pesa repetidas vezes, sempre demonstrando preocupação excessiva com o peso;
  • Algumas podem fazer exercícios em excesso;
  • Humor desanimado, não reage à alegria ou à tristeza;
  • Dificuldade de concentração;
  • Preocupação constante com a comida, adotando rituais estranhos nas refeições (ex.: corta a comida sempre em pedaços muito pequenos, cospe parte do que colocou na boca após mastigar, faz questão de pesar item por item do que colocou no prato, etc.).

O que causa Anorexia Nervosa?

A Anorexia costuma se iniciar ainda na adolescência, mas também pode afetar crianças, pessoas na meia-idade ou além.

Ainda não se sabe exatamente o que leva algumas pessoas a desenvolver Anorexia. Assim como ocorre com outras doenças, é provável que exista uma combinação de vários fatores (psicológicos, biológicos e sócio-culturais).

Um exemplo: mulheres jovens com uma irmã ou mãe sofrendo distúrbios alimentares possuem um maior risco, sugerindo um possível fator genético para o problema;

Pessoas com Anorexia também possuem certas características emocionais e psicológicas que contribuem para o desenvolvimento da doença. Ex.: baixa auto-estima, personalidade obsessiva-compulsiva, distúrbios da ansiedade, perfeccionismo, etc.

Cirurgia Íntima – Brasil é campeão nesse quesito. Veja os tipos e depoimentos de quem já fez

Quais os fatores de risco para a doença?

Certas situações estão associadas a um risco maior para o desenvolvimento de Anorexia. As principais incluem:

  • Dieta: pessoas que estão perdendo peso são elogiadas pelos amigos sobre como estão ficando mais bonitas com o emagrecimento. Em extremos, isto pode levar a pessoa a perder peso em excesso.
  • Ganho de peso: ao ganhar peso, a pessoa pode ser criticada ou ridicularizada. Como resposta, ela acaba desencadeando um processo de Anorexia.
  • Puberdade: os adolescentes enfrentam muitas dificuldades adaptando-se a todas as mudanças que ocorrem neste período. A sensibilidade à flor da pele, as críticas e cobranças, o peso das novas responsabilidades e outros fatores de cunho emocional podem levar o adolescente à Anorexia Nervosa.
  • Mudanças: para uma nova escola, casa ou emprego, o término de uma relação amorosa, a morte ou a doença de um ente querido e outras situações podem causar estresse emocional e resultar na Anorexia.
  • Mídia: a televisão e as revistas de moda freqüentemente supervalorizam a magreza como uma forma de padrão estético. Infelizmente, é difícil determinar até que ponto a mídia reflete ou cria valores presentes na sociedade. Em todo caso, a exposição a estas imagens pode levar meninas e jovens mulheres a acreditar que, quanto mais magras, mais sucesso e popularidade terão.

Schumacher pesando 44kg? Ainda vive? Saiba o real estado de saúde do Piloto.


Quando procurar auxílio médico?

A Anorexia pode ser fatal. De acordo com dados do Ministério da Saúde o índice de mortalidade atinge entre 15% e 20% dos casos. A desnutrição progressiva coloca o individuo afetado à mercê de uma infinidade de doenças. Toda e qualquer pessoa com suspeita de Anorexia Nervosa deve ser levada para avaliação médica o quanto antes. A doença também causa danos severos à saúde mental da pessoa, por isso não é apenas o corpo que deve ser atendido imediatamente. O paciente deve ser analisado também quanto ao seu bem estar emocional e mental.

Jovem adota estratégia mortal contra a Diabetes e MORRE!

Matérias Relacionadas

Noticias curiosas, mistérios, fotos curiosas, videos engraçados is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache