Planeta Potencialmente Habitável Logo Ali – Proxima B é o mais próximo da Terra

O mundo habitável mais próximo de nós pode estar na nossa vizinhança espacial, segundo um estudo recém-publicado na revista Nature. Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, dizem que a estrela mais próxima de nosso Sistema Solar, a Proxima Centauri, é orbitada por um planeta do tamanho da Terra, o Proxima b.

Saiba Mais:

Possível Cura da Aids – Descoberta de um Brasileiro

Música Suicida – Conheça a música associada a mais de 300 suicídios

Malhar Pelado? Novidade nas academias – Confere!

“Acredito que essa seja a descoberta mais importante possível de um exoplaneta”, diz Carole Haswell, pesquisadora da Open University, em referência ao nome dado a mundos existentes fora do nosso Sistema Solar. “O que poderia superar um planeta habitável que orbita a estrela mais próxima do Sol?”

Entenda a seguir o que torna este achado tão significativo.

1. Proxima b está bem perto de nós

Em escala espacial, esse planeta é praticamente um vizinho da Terra. Está a apenas 4 anos-luz de distância. Ele estava “escondido” bem embaixo de nossos narizes, orbitando a estrela mais próxima ao nosso Sistema Solar, Proxima Centauri.

ESO

24ago2016---ilustracao-mostra-como-pode-ser-a-superficie-do-planeta-proxima-b-que-orbita-a-estrela-proxima-centauri-a-mais-proxima-do-sol-1472059730967_615x300

2. É um planeta parecido com a Terra

Proxima b tem dimensões bem parecidas com a do nosso mundo. E, assim como a Terra, cientistas acreditam se tratar de um planeta sólido e rochoso.

3. É possível que tenha água líquida

O planeta está se movendo a 7,3 milhões de km de sua estrela, uma distância consideravelmente menor do que a da Terra para o Sol, de 149 milhões de km.

Mas Proxima Centauri é uma estrela-anã vermelha, ou seja, bem menor e mais fria do que o nosso Sol, então, Proxima b acaba recebendo 70% do fluxo de energia que normalmente atinge a Terra.

Nessas condições, o planeta não é quente ou frio demais para que exista água em estado líquido em sua superfície. Se houver, também pode haver vida nele.

Mas ainda é preciso determinar se ele tem ou não uma atmosfera, o que é muito importante para essa hipótese.

4. Mas a radiação é um problema…

Proxima b orbita um tipo de estrela muito ativa e que emite uma forte radiação por meio de explosões.

Isso tornaria desafiador que qualquer coisa sobreviva em sua superfície, mas alguns cientistas acreditam que esse fator não necessariamente elimina a possibilidade de o planeta abrigar vida.

5. E chegar lá ainda é uma missão impossível

Apesar de ser o exoplaneta mais próximo que já encontramos, levaríamos, com a tecnologia atual, milhares de anos para percorrer os 40 trilhões de quilômetros que nos separam dele.

Ainda assim, é um ótimo objeto de estudo para a ciência. E, com a ajuda de telecópios posicionados na Terra e no espaço, será possível observá-lo mais de perto para checar se Proxima b de fato tem as condições ideias para vida.

“Claro, ir até lá atualmente é ficção científica”, diz Guillem Anglada-Escudé, integrante da equipe que revelou a existência do planeta.

“Mas não é mais apenas um exercício de imaginação pensar em enviar uma sonda até ele algum dia.”

Matérias Relacionadas