Atenção: Utilidade Pública – Anvisa suspende a venda do Omeprazol e Sibutramina

Nas últimas semanas fomos surpreendidos com uma notícia inacreditável. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a comercialização de dois dos medicamentos mais populares no Brasil, a Sibutramina e o Omeprazol.

Por: Multifarmas

Essa notícia pegou de surpresa os consumidores, lojistas, médicos e o próprio laboratório Aché, que é o responsável pela fabricação de ambos os remédios e que deverá recolher os fármacos do mercado nos próximos dias. Para se ter uma noção do impacto dessa decisão, o Omeprazol é considerado o produto mais vendido pelo laboratório, que ainda tem a Biomag (nome comercial da Sibutramina) sendo um dos mais conhecidos na área de emagrecimento.

Leia Também:

Descoberta possível cura da AIDS

COISA SÉRIA! Conheça os Sintomas da Depressão

Alerta de SuperGonorréia sem cura – De infertilidade a óbito

 

Para quem não sabe, a Sibutramina é um medicamento indicado para emagrecer rapidamente. Na verdade, ele surgiu como um antidepressivo, mas ao longo do tempo notou-se que ele agia melhor atuando na perda de peso. De acordo com o órgão regulador farmacêutico, esse remédio foi suspenso, devido ao fato da empresa utilizar uma matéria-prima diferente do que foi aprovado para a fabricação.

Já no caso do Omeprazol, ele foi vetado pois de acordo com a Anvisa, houve uma mudança na formulação que estava registrada anteriormente. Outro fator agravante, é que esse tipo de medicamento é comercializado sem a necessidade de apresentar uma receita médica, deixando o usuário usar de forma indiscriminada para tratar refluxos, azia, má digestão e outros problemas estomacais.

Diversas pessoas ligadas a área saúde se pronunciaram a respeito do assunto. Na maioria dos casos eles explicam que existe sim uma diferença nos efeitos e no modo de ação dos medicamentos, quando ocorre algum tipo de alteração nos elementos ou na forma de fabricação das drogas. É importante ressaltar que necessariamente isso não compromete na eficácia dos fármacos.

O laboratório Aché já se pronunciou e está tomando todas as medidas possíveis para atender as regulamentações. A empresa também emitiu uma nota: “O Aché afirma e assegura que esses medicamentos são absolutamente seguros e eficazes, cumprindo com os mais altos padrões de qualidade”.

 Informação importante

  • Antes de fazer qualquer troca de medicamentos, consulte um médico para avaliar as melhores opções disponíveis no mercado.
  • Quem já realiza tratamentos com esses medicamentos, fique tranquilo, pois existem bons substitutos genéricos e similares para ambos os princípios ativo.
  • O uso prolongado de remédios como o Omeprazol sem o devido acompanhamento médico, pode causar diversos problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos e até demência.



Matérias Relacionadas

Noticias curiosas, mistérios, fotos curiosas, videos engraçados is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache