Inacreditável: Conheça a Ave Lira – Ave que imita tudo que ouve! Tudo mesmo. Veja o vídeo.

O Pássaro Lira  (Menura novaehollandiae) é um passerídeo grande. Apresenta como principal característica, poder imitar tudo que o chama atenção. ASSISTA AO VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA!

Veja também: Robô escapa e diz: Quero ser Livre!    Vingança criativa de mulher que recebeu Nudes enganada!

Desde outros pássaros, sons de motosserra, a músicas inteiras.  Tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Tem asas arredondadas e pés fortes. O pássaro-lira soberba é uns dos maiores pássaros (depois do corvo do bico grosso e o corvo comum).

O macho polígamo tem uma cauda muito elegante. A cauda consiste em dezesseis penas largas, as duas mais exteriores das quais têm forma de uma lira. Dentro destas tem duas penas protetoras e doze penas largas e delicadas que parecem com a renda. Leva sete anos até que a cauda desenvolva-se completamente. Durante a exibição do cortejo o macho desdobra a cauda e lança-a para a frente por cima da sua cabeça. Depois de acasalar, a fêmea põe um só ovo no ninho, o qual tem forma de cúpula.

Esta espécie é muito conhecida pela sua magnífica capacidade de imitar muito bem quase qualquer som. O documentário A Vida das Aves (The Life of Birds em inglês) inclui uma cena famosa na que este pássaro imita, entre outras coisas, o som de uma câmera, o canto de uma Kookaburra, o alarme de em carro, e o ruído de uma motosserra. Durante sua exibição de acasalamento, cerca de 80% dos sons que reproduz, são copiadas de outras espécies. Todas as aves da floresta são facilmente plagiadas. Todas as suas imitações são tão boas que chegam a ser uma cópia exata do original. Frequentemente animais de outras espécies imitadas, são totalmente enganadas.


Esta espécie é originária da Austrália, e habita as florestas de Victoria e de Queensland. Alimenta-se de animais pequenos, os quais caça por cima do chão da floresta.

Como as demais aves australianas (como o emú) o pássaro-lira soberba é um símbolo popular, e até encontra-se na moeda australiana de dez centavos.

Veja o Vídeo. Se preferir, clique aqui e assista no Youtube

Veja também: Robô escapa e diz: Quero ser Livre!    Vingança criativa de mulher que recebeu Nudes enganada!

 

 

Matérias Relacionadas

Noticias curiosas, mistérios, fotos curiosas, videos engraçados is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache