Cultura – Qual a origem do Ovo de Páscoa?

Qual a Origem do Ovo de Páscoa?




Data de milênio a cultura do Ovo de Páscoa. Antigamente, estamos falando de civilizações Egípcias a cultura era trocar ovos de galinha decorados. Esse momento de troca acontecia com a chegada da primavera. Até por conta disso, há alguns registros de Ovos com “motivos florais”, herbais etc. Mas como o fato é bem pouco registrado, ainda não se considera essa a Origem do Ovo de Páscoa.

Já na sociedade pagã, os registros históricos conhecidos, datam do Século XII, quando Luís VII após fracasso na Segunda Cruzada, fora recebido por seu povo com festa. Nessa comemoração, o cardápio principal foi OVO, um dos mais fartos produtos da região. A época coincidia com a entrada da primavera e o fim da Quaresma. Também nesse época muitos desses povos pagãos Europeus realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera. Essa Deusa (pagã) e normalmente representada por um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos. Aqui sim, registrado e podemos dizer que temos o MARCO ZERO, da origem do Ovo de Páscoa (ainda não o de chocolate).

Com o tempo, os ricos e nobres passaram a trocar versões de OURO, porcelana, vidro, pedra e madeira.
Entretanto o OVO de Páscoa de chocolate só foi “inventado” com o advento da Cultura Americana (Descobrimento das Américas). Ao entrarem em contato com os índios maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Acelerando a história, apenas no Século XVIII os Pâtissiers franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. O costume evoluiu até chegar à fase da indústria do chocolate, tal como é hoje.


style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-1820171888102207″
data-ad-slot=”8742631170″>


Curiosidades:

– A Bulgária ainda preserva a cultura de trocar ovos pintados a mão.

Ovos de PASCOA Bulgária Origem do ovo de pascoa
Ovos de PÁSCOA Bulgária (Ovos de Galinha pintados! Origem do ovo de páscoa

– Nos EUA E FRANÇA as crianças brincam de caça aos ovos de páscoa, com ovos também de galinha coloridos e pintados.
– Por conta dos preços e da crise econômica, espera-se uma queda de até 40% nas vendas de Ovos no Brasil em 2016.

Por Hugo Reis – Engenheiro Curioso!

Matérias Relacionadas

Noticias curiosas, mistérios, fotos curiosas, videos engraçados is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache